O que o cliente quer? Preço ou qualidade?

admin Julho 11, 2018
 O que o cliente quer? Preço ou qualidade?

A concorrência de algumas empresas que abrem para fechar tem preocupado aqueles que realmente estão no mercado para prestar um bom serviço (o que diga-se de passagem está difícil de encontrar no segmento de prestação de serviços).

Precisamos fazer o cliente entender que nem sempre o melhor preço é o melhor negócio. Por isso criar diferenciais competitivos que convençam os clientes a contratar a sua empresa deve ser o norte da sua gestão.

Escrevi uma tese na pós graduação, que os recursos humanos (matéria prima das empresas de segurança e terceirização de mão de obra) são muito similares nas diversas organizações, até porque, os mesmos profissionais que trabalham em uma empresa, também podem trabalhar em outra em turno de diferente, o que é extremamente comum. Na ponta da linha, o produto final (que é a prestação do serviço pelo profissional terceirizado) é mesmo. As empresas não tem se preocupado em proporcionar um treinamento especial, um quesito a mais, algo que torne a prestação dos serviços daquele profissional melhor.

Sei que está cada vez mais difícil ser empresário no Brasil, haja vista que a cada dia que passa o governo “extorque” as empresas com a criação de mais impostos, mais contribuições, mais taxas, mais encargos e muitos mais para bancar os rombos promovidos pela incompetência e gestão fraudulenta de suas ações, além da concorrência desleal com a prática de preços camicazes, tornado-se inviável investir em mão de obra qualificada. Por isso, como gestores, temos que pensar: O que meu cliente quer? Preço ou Qualidade?

Por afirmar, com toda convicção que ele quer os dois, porém não é possível disponibilizar os dois, haja vista que a margem de lucratividade do segmento de prestação de serviços de terceirização de mão de obra é ínfima para oferecer os dois. Então o que fazer? Você deve posicionar-se.

A INSETISAN, uma empresa carioca que presta serviços de desinsetização de vetores, tem como seu slogan o seguinte: “Um pouco mais caro mais é muito melhor.” Ela posicionou-se para os clientes que buscam qualidade e de forma clara, diz que não é o melhor preço, porém sua gestão está voltada para oferecer serviços de qualidade, e claro a satisfação de seu cliente.

Na realidade o diferencia uma empresa de prestação de serviços de segurança privada e terceirização de mão de obra da outra é a GESTÃO, que inicia-se na presteza do atendimento comercial, passa pela gestão de pessoas e operacional gerando um serviço bem prestado.

Cliente não contrata uma empresa de segurança ou terceirização de serviços para ter problemas. Quando ele contrata, sua busca é pela tranquilidade necessária para que ele possa focar na sua atividade fim, seja ela qual for. Ele passa o bastão da responsabilidade para a empresa terceirizada. Ele não tem que se preocupar se o terceirizado tem vale transporte, vale alimentação ou salário para trabalhar, ele quer é um terceirizado sorridente, entusiasmado e prestando um serviço eficaz.

Claro que na teoria tudo é muito fácil, mas na prática é bem complicado.

Vejo muitos gestores agindo com seus “colaboradores” como se fossem animais. Aí pergunto: Como quem é tratado como animal vai colaborar, prestando um bom serviço em prol da empresa a qual representa?

São muitos detalhes que só quem vivencia diariamente a gestão de serviços consegue enxergar como é encantador atuar neste segmento, continuarei a falar sobre esse tema em outro artigo.

Um Abraço,

Daniel Hir

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *